CRIATIVIDADE PARA
DESTRAVAR NOVAS POSSIBILIDADES

VAMOS COCRIAR UM NOVO FUTURO

Não espere que a IA seja perfeita

quinta-feira, 9 de maio de 2019 | Inovação
Não espere que a IA seja perfeita

Há uma velha piada sobre dois campistas que estão sendo perseguidos por um urso. O campista grita para o outro: “Nós nunca vamos superar esse urso!” O outro campista dispara de volta, “Eu não tenho que superar o urso – eu só tenho que superar você!”

Lembrei-me de nossos desafortunados campistas ao ler um artigo recente do Wall Street Journal sobre Inteligência Artificial (IA) e a busca pela cura do câncer. O artigo falava sobre a icônica plataforma de inteligência artificial da IBM, conhecida como Watson, que mostrou o poder da IA ​​com seu domínio do xadrez e suas vitórias no programa de TV “Jeopardy”. Desde então, Watson se tornou um negócio multibilionário para a IBM. Com os enormes investimentos da IBM em dados e ferramentas para saúde, a Watson demonstrou a capacidade única da IA ​​de melhorar uma ampla gama de funções clínicas e administrativas para esse mercado. Mas seu objetivo mais ambicioso nesse espaço – curar o câncer – provou ser evasivo. A disponibilidade limitada de dados sólidos, a natureza variável das muitas doenças que chamamos coletivamente de “câncer” e o ritmo no qual os tratamentos contra o câncer mudam, todos conspiram para criar condições difíceis para uma solução de IA. Pelo menos por ora.

Mas mesmo que a IA ainda não possa “superar o urso” que chamamos de câncer, seu melhor e mais útil trabalho hoje é nos superar, assumindo tarefas que são difíceis para os humanos se saírem bem e melhor. Mas, ao fazer isso, nós, como líderes, precisamos administrar nossas próprias expectativas sobre o que “melhor” significa.

Eu estava trabalhando com um executivo de business intelligence que contou uma história para ilustrar esse problema. Seu cliente interno queria usar um algoritmo de aprendizado de máquina para melhorar suas operações. Sua equipe tinha apenas 25% de precisão na previsão de determinados eventos usando abordagens analíticas tradicionais. Ele queria um algoritmo de aprendizado de máquina que pudesse melhorar seu desempenho, com uma meta de 85% de precisão. Quando lhe foi dito que o algoritmo de aprendizado de máquina provavelmente poderia levá-lo a 50% de precisão (o dobro do que sua equipe poderia fazer), o cliente se recusou a implementá-lo. Em vez de ver a melhoria maciça, ele disse: “Por que eu iria optar por uma solução que estava errada na metade do tempo?”

Em nossas vidas pessoais, não temos problemas em aceitar quando Alexa ou Siri nos dá um resultado aleatório ou começa a falar (ou rir) sem nenhum motivo. Mas, como líderes empresariais, podemos rejeitar os benefícios da mesma tecnologia, a menos que ela possa fornecer algo próximo da perfeição, mesmo em situações em que ela possa superar dramaticamente nossas capacidades atuais. Se cometermos esse erro, estaremos perdendo a oportunidade de experimentar seu benefício e aprender novas abordagens para liderar a transformação digital de nosso trabalho. Como vimos em nossa pesquisa sobre as capacidades críticas para os líderes hoje, uma das mais importantes mudanças na mentalidade de liderança é a disposição de experimentar, aprender e melhorar com o tempo. A IA nos apresenta uma oportunidade perfeita para isso.

Um executivo do espaço da IA ​​sugeriu recentemente que a IA será, no mínimo, tão transformadora para o mundo quanto a internet. E um dia, a IA provavelmente dirigirá nossos carros, manterá conversas úteis conosco e fará coisas excitantes que hoje nem podemos imaginar. No entanto, por enquanto, o melhor uso da IA ​​em seu mundo pode ser em tarefas muito chatas, comuns e que exigem muitos dados. Então, se você ainda não fez isso, é hora de começar a experimentar a IA, mesmo que seus resultados estejam longe de serem perfeitos.

Onde você poderia começar a experimentar IA para transformar seu negócio?

Larry Clark é diretor administrativo, soluções globais de aprendizado na Harvard Business Publishing Corporate Learning.

Matérias recentes

23 de Agosto de 2021
Por que alfabetização de futuros é algo que precisamos fazer no presente?
Leia mais...
25 de Setembro de 2020
Soluções do futuro para problemas atuais
Leia mais...
20 de Março de 2020
NVIDIA começa movimento com PCs Gamers na batalha contra o Coronavírus...
Leia mais...